sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Em breve cada homem definirá seu futuro reprodutivo




Todos os homens têm aquele frio na barriga quando o assunto é gravidez, não que os homens têm medo de ter filhos, mas sim o medo da responsabilidade que é sinônimo de sacrifício para muitos. Filhos na verdade não são sinônimo de bênção? Então por que tanta ansiedade?

Podemos analisar esta situação no seguinte paradigma, visando que o ser humano é um ser racional (ah tá haha), tudo bem... O ser humano baseia suas conclusões no que ele acredita como sendo racional, melhor? Continuando, somos movidos a trocas, conforme-se, o ser humano é um animal egoísta, ele sempre pensa no que é melhor para ele, não vou dizer que o ser humano é impossibilitado de fazer alguma bondade sem algo em troca, mas até as pessoas que buscam fazer o bem ao próximo, não buscam fazer o bem, mas sim equilibrar a balança, ou ela se sente bem porque faz o bem, entendeu? Never mind... Quando a sociedade era de modo geral sustentado pela economia agrícola, ter mais filhos significava mais mão-de-obra para trabalhar na lavoura, a criança não precisava estudar, começava a trabalhar quando tinha força suficiente para segurar uma enxada e era um trabalhador exemplar para não apanhar, ou seja, baixos custos, entretanto hoje estamos na era da tecnologia, para você criar um filho para um dia estar apto a entrar no mercado de trabalho e ser um verdadeiro cidadão, você terá muitos custos... Escola particular, curso de inglês, vestuário adequado, Xbox, computador, curso daquilo, de repente faculdade e só começara a trabalhar sei lá quando! Aiaiai... E também de tempo, quando você chegar em casa do trabalho cansado, terá um pequeno soldado imerso em adrenalina aguardando por você, finais de semana no parque, e etc. Creio que você já entendeu, esse texto está meio pessimista né? Acredito que este quadro é agravante quando a gravidez vem sem planejamento... Poucas surpresas são boas. Quando o casal já possui uma situação financeira estabilizada fica mais tranquilo.

A contracepção tem uma história milenar, em 400 a.C Hipócrates, considerado por muitos o pai da medicina, já sabia que a semente da cenoura selvagem era capaz de prevenir a gravidez. Acredita-se que o preservativo remonte aos tempos da Roma antiga, quando eram utilizadas bexigas de animais para proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis. Os envoltórios ou preservativos de linho foram descritos em 1564 pelo anatomista italiano Falópio. No século XVIII, pedaços das vísceras de animais eram utilizadas para produzir os chamados "preservativos de pele". A borracha vulcanizada foi inventada em 1844, impulsionando a fabricação de preservativos mais aceitáveis e baratos que os preservativos de crepe de borracha, com a pílula anticoncepcional feminina criada em 1960.

Mas calma! Uma equipe de pesquisadores japoneses assegura ter encontrado uma solução para desenvolver a pílula anticoncepcional masculina, baseada no bloqueio de uma proteína, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (1 de outubro) pela revista científica Science.
"As descobertas deste estudo podem ser um passo-chave para dar aos homens controle sobre seu futuro reprodutivo", afirmou Masahito Ikawa, professor do Instituto de Pesquisa em Doenças Microbianas da Universidade de Osaka no Japão e autor principal do estudo.

A equipe analisou em camundongos variedades da proteína calcineurina expressadas nos genes PPP3CC e PPP3R2, que só se encontraram em células de formação de esperma. Os pesquisadores conseguiram bloquear o PPP3CC nos camundongos machos, através de dois fármacos inibidores, e criaram uma mutação na proteína que fez com que os roedores se tornassem temporariamente estéreis, já que este esperma era incapaz de fertilizar óvulos. A fertilidade dos ratos foi recuperada uma semana após terem encerrado o consumo dos fármacos. Ikawa assinalou que esta evolução específica da calcineurina também se encontra nos seres humanos, razão pela qual poderia ser utilizada como uma estratégia para desenvolver anticoncepcionais reversíveis para homens.
Apesar do grande conforto que este medicamento trará aos homens, ele não traz segurança em relação a doenças sexualmente transmissíveis, então muito cuidado onde você vai estacionar meu caro.




Postado por Lucas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário